Mostra de Repertório Coreográfico

A Mostra de Repertório Coreográfico é um espaço em que a Cia Diversidança apresenta o seu repertório de pesquisa, reunindo e agrupando suas obras e inquietações artísticas.

A I Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada no dia 25 de Julho de 2010 em parceria com a Fábrica de Criatividade e o Ninho Sansacroma. Contou com a abertura do Projeto NoSart com direção de Daniele Santos e Rosângela Alves, apresentando  trecho do espetáculo “Dance Brasilis”, solo Brasileirinho interpretado por Bruno Feliciano. A Mostra contou com trechos de  “H²Blue” (2008), “De Corpo & Alma” (2009), além de compartilhamento de processo de “6/1: Seis por Um: Instantes Coreográficos” e “Amor de Mel, Amor de Fel”, ambos da Cia Diversidança.

A II Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada em 26 de Fevereiro de 2011 em comemoração aos 05 anos da Cia em parceria com a Fábrica de Criatividade e o Ninho Sansacroma. Apresentou-se trechos de “H²Blue” (2008), “De Corpo & Alma” (2009), além de compartilhamento de processo de “6/1: Seis por Um: Instantes Coreográficos” e “Amor de Mel, Amor de Fel”, ambos da Cia Diversidança. Contou com a abertura do trabalho autoral Dúplice de Davison Silva e Danilo Silvestre.

A III Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada 29 de Abril de 2012 em Comemoração ao Dia Internacional da Dança, em parceria com o Ninho Sansacroma. A Mostra contou com a apresentação de “6/1: Seis por Um: Instantes Coreográficos” (2011), da Cia Diversidança.

IV Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada no CEU Vila do Sol, em 26 de Outubro de 2013, com apresentação de solos dos três elencos: Cia, Cia Jovem e Grupo Residente em parceria com o CEU Vila do Sol. A Mostra contou com coreografias de Rodrigo Cândido, Rosângela Alves, Mazé Soares e dos interpretes-criadores Alessandro Saldanha, Guilherme Moreira, Márcio Vitorino, Danilo Silvestre, Douglas Honorato e Vinicius Borges. Integrou o projeto Circuito de Difusão Coreográfica – 1ª Edição (Programa VAI – 10ª Edição/2013), que contou com a circulação do espetáculo “Do Âmago do meu SER” (2012) em 05 espaços culturais da Zona Sul: CEU Casa Blanca, CEU Guarapiranga, CITA – Centro de Investigação Teatral Artemanha, Espaço Cultural Humbalada e Ninho Sansacroma. O projeto também previu a realização do intercâmbio coreográfico com oficina focada na prática da dança clássica e contemporânea com Daniele Santos e mais sete workshops de diferentes linguagens e modalidades com Anderson Bandieri, Andrea Pivatto, Danielle Rodrigues, Jean Valber, Luiz Fernado Bongiovanni, Marisa Bucoff e Raymundo Costa contribuindo para o amadurecimento pessoal e profissional de convidados e dos integrantes do Diversidança.

A  V Mostra de Repertório Coreográfico realizada em 28, 29 e 30 de Novembro de 2014, em parceria com a Fábrica de Criatividade, com apresentações do Diversidança e dos grupos convidados: SAGA I TIBA do Corpo Molde, A distância entre o segredo e a lembrança de Jean Valber, ciSZa – O Último Silêncio é a Morte com a Com[som]antes Cia de Arte, Muita Válvula e Pouco Escape com Piu’ Dominó. Mostra de coreografias com Grupo de Dança Arnaldo Coutinho, Saída de Emergência Cia de Dança e Programa Vocacional Dança/CEU Perus da Secretaria Municipal de Cultura e Educação de São Paulo. Além das exibições de Ed. 09: Programa Retratos de Rosângela Alves da Cia Sansacroma e Pina – Dance, dance otherwise we are lost de Wim Menders, além de “Tempo de Reprodução” (2014), “Sobre todas as Coisas” (2013) e processo criativo de EntreFios da Cia Diversidança, com debates sobre as pesquisas dos espetáculos.  Integrou o projeto Circuito de Difusão Coreográfica – 2ª Edição (Programa VAI – I – 11ª Edição/2014). O Circuito teve o intuito de diversificar a programação cultural com a circulação do espetáculo “Tempo de Reprodução” (2014) da Cia em temporada na Fábrica de Criatividade e preparação técnica com Daniele Santos. E de “Sobre Todas as Coisas” (2013), a Cia Jovem faz a circulação no CEU Campo Limpo, CEU Feitiço da Vila, CEU Capão Redondo, Espaço Cultural Humbalada e Fábrica de Criatividade. E a ampliação da formação técnica e artística, por meio do intercâmbio coreográfico com realização de cinco workshops orientados por Claudia de Souza, Diego Mejía, Gleidson Vigne, Igor Vieira e RodStyle para ambos os elencos da Cia.

A realização da VI Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada em 12, 13, 14 e 15 de Novembro de 2015, contou com apresentações do Diversidança e cias convidadas: Ditolinhadura do Corpo Molde, O Silêncio do Comunicáveis da Saída de Emergência Cia de Dança e Rupturas de Roni Diniz. Além do processo de Carmen e debate sobre o Suicídio da Personalidade com o Coletivo Calcâneos e compartilhamento de processo de MAR DE LEITE ou PONTO CEGO da Com[som]antes Cia de Arte. A exibição de A Fuga, vídeo dança de Mika Moret, oficina de Stiletto com Douglas Honorato, roda de conversa Dança nas Bordas: Por onde caminha a nossa dança? com mediação de Rosângela Alves com os artistas envolvidos. A Cia Diversidança apresenta “Tempo de Reprodução” (2014) e “EntreFios” (2015). Para finalizar, uma Jam aberta. A Mostra integrou o projeto Circuito de Difusão Coreográfica – 3ª Edição (Programa VAI – I – 12ª Edição/2015). A 3ª Edição do projeto teve o intuito de diversificar a programação cultural com a circulação do espetáculo “Sobre Todas as Coisas” (2013) e a estreia de “EntreFios” (2015) da Cia Jovem na Fábrica de Criatividade, circulando por, além do centro, nas 04 periferias da cidade de São Paulo: CRDSP – Centro de Referência da Dança, CEU Capão Redondo, Teatro Alfredo Mesquita, CEU Perus e Teatro Martins Penna no Centro Cultural da Penha pelo Mostra VAI em Movimento, VAI no Teatro e Circuito SP de Cultura. E a ampliação da formação técnica e artística, por meio do intercâmbio coreográfico com realização de workshops orientados por Alex Soares, Diane Sousa, Igor Vieira, Liliane de Grammont, Luiz Fernando Bongiovanni, e Yákara Manzini para Cia.

A realização da VII Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada em 24, 25, 26 e 27 de Novembro de 2016, contou com apresentações do Diversidança e cias convidadas:  Forest da Anikaya Dance Theater BR, Dos Olhares Nasce o Grito + Bate papo com Núcleo Iêê, Ausência com o Grupo Corpo Molde, Falem Comigo com a Cia Street Son, Disforme com Composto Mácula, Cartas á Casa de Pó com a Dentre Nós Cia de Dança, Dois Olhos e Um Risco com Grupo Art’e. Além da Roda de Conversa “Que dança é essa que fomentamos nas bordas da cidade” com mediação de Marcos Ramon. A Cia Diversidança apresenta Por que Danço? Manifesto Poético (2015), além da realização do II Encontro de Atuais e Ex Diversidanças.

VIII Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada em 04 e 05 de Maio de 2019, contou com apresentação da intervenção “Dançando por alguns cantos…” na Praça do Campo Limpo e a exibição de vídeo dança e roda de conversa com Coletivo Olhares de Guiné, Dentre Nós Cia de Dança e Cia Diversidança. Teve oficina de dança contemporânea com Rivaldo Ferreira e Rodrigo Cândido, além da mostra de dança Afetos & Afetividades com Convidados: Cia de Ballet Dança e Ritmos, Cia EspectroCorpos, Dentre Nós Cia de Dança, Grupo Indigesto, Núcleo de Pesquisas Mercearia de Idéias e Studio de Dança Diane Sousa em parceria com o Espaço Cultural CITA.